Djokovic sobrevive a Tsitsipas e encara Nadal em busca do BI em Paris

MatériaMais Notícias

da fazobetai: O sérvio número 1 do mundo, Novak Djokovic, sofreu diante do grego Stefanos Tsitsipas, sexto da ATP, mas está de volta à final de Roland Garros em busca do bicampeonato. Djokovic pode ser o 1º em 51 anos ao vencer ao menos duas vezes cada Grand Slam.

Djokovic precisou de 3h56 para fechar a partida diante de Tsitsipas 6/3 6/2 5/7 4/6 6/1 tendo convertido cinco aces contra seis do grego, que cometeu cinco dupla-faltas contra seis do sérvio, que disparou 56 bolas vencedoras contra 52 de Tsitsipas, que cometeu 56 erros não-forçados contra 50 de Djokovic.

Campeão da edição 2016, Djokovic está indo para a quinta final de Roland Garros de sua carreira. Vice-campeão em 2012, 2014 e 2015, Nole volta a enfrentar seu algoz nas finais de 2012 e 2014, o espanhol Rafael Nadal, que superou o argentino Diego Schwartzman.

Djokovic e Nadal se enfrentarão pela 56ª vez no circuito profissional. O sérvio tem 29×26 em vitórias diante do espanhol, uma delas em Roland Garros em partida válida pelas quartas de final do torneio em 2015.

No total são oito jogos em Paris e sete vitórias do espanhol.

O jogo

Sérvio sofreu no primeiro e sétimo games com um 0/40 e quatro breaks salvos e um break salvo no 4/2 com belo voleio curto. De resto ele dominou com o saque para fechar a primeira parcial em 6/3 em 41 minutos. Teve problemas no último game cometendo três erros, mas depois converteu.

Djokovic salvou mais duas chances de quebra no começo e aproveitou as chances que teve nos serviços de Tsitsipas que foi quebrado pela primeira vez em um game de 40 a 0 e a seguir em um game de 40 a 15 com erros de smash e no fundo.

Na terceira etapa, Tsitsipas pareceu um pouco mais centrado, conseguiu pressionar o sérvio e o forçou a salvar breakpoint no segundo game, seguiu sólido, até trabalhar mal com forehand e ver o sérvio ir bem na rede, conquistar quebra no nono game e sacar para o jogo. Ali, O grego arriscou, foi à rede, salvou match-point, devolveu a quebra e tentou pressionar. Assim, Tsitsipas trabalhou firme na linha de base e em um belíssimo forehand na linha de base voltou a quebrar o saque do sérvio e forçou a quarta etapa.

Tsitsipas aumentou sua confiança e começou quebrando Djokovic e abrindo 2/0 no quarto set, mas Nole foi foi buscar rapidamente e igualou em 2/2. A parcial seguiu encardida com o grego salvando vários break-points com muita coragem, winners, aces e quando o sérvio tinha 4/5 e 40 a 15, cometeu erros e o grego aproveitou para fechar por 6/4 com quebra. Djokovic perdeu dez break-points na parcial.

No quinto e decisivo set, Tsitsipas claramente estava com algum problema físico, para o qual já havia pedido atendimento durante o set anterior. Se movimentando menos, viu o sérvio não baixar o ritmo, se defender aplicar o chamado “pneu moral” vencendo seis games em sequência com quebras no terceiro, quinto e sétimo games.

continua após a publicidade

You may also like...