Especialista explica doping de Arouca: 'Substância comum no tratamento de lesões articulares'
MatériaMais Notícias
da fezbet: O volante Arouca se mostrou surpreso com o resultado positivo em um exame antidoping. O jogador foi flagrado em jogo contra o Internacional, no Beira-Rio, pela 15ª rodada do Brasileirão, por conta do uso do Triancinolona.
– Triancinolona são corticoesteroides (hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais que possuem forte ação anti-inflamatória). Na recuperação dos atletas, esse tipo de substância é geralmente usada em lesões musculares e articulares – explicou Eduardo de Rose, médico referência em controle antidoping.
Ainda segundo Eduardo, o uso da substância é autorizado pela Agência Mundial de Antidoping (WADA), mas há restrições:
continua após a publicidadeRelacionadasPalmeirasPalmeiras defende procedimento com Arouca e vê caso similar ao de YagoPalmeiras31/08/2016PalmeirasArouca nega doping e comenta resultado de exame: ‘Grande choque’Palmeiras31/08/2016BrasileirãoSTJD aumenta penas, e Flamengo e Palmeiras terão jogos ‘semiabertos’Brasileirão01/09/2016
da cassino online: – Essa substância é a mais comum para tratar lesões articulares. O Triancinolona é autorizadopela Agência de Antidopagem, dependendo da via que é utilizado.Por exemplo, é permitido se for usado de forma nasal, aplicado na pele ou nos olhos. Se for via intra-muscular, venoso, oral ou retal, não é autorizado. No caso, os médicos disseram que a aplicação foi intra-articular, o que é permitido. Se realmente foi dessa forma, não caracteriza doping – esclareceu, complementando sobre uma possível punição ao atleta:
– Se há punição? Depende dos juízes. Vai depender do uso e como ele foi feito. Se foi algo indicado pelos médicos e se foi um uso justificado, o jogador provavelmente não será punido. Caso contrário, deve acontecer a punição. Mas, antes de tudo, é necessário saber o que motivou o uso da substância e de que forma foi feita – concluiu.